12 de Outubro Feriado Nacional

No dia 12 de outubro várias coisas são comemoradas no Brasil, tais quais: o dia das crianças, do cirurgião pediátrico, o dia nacional da leitura, do engenheiro agrônomo. É também o dia do mar, do corretor de seguros, aniversário de duas cidades. Apesar de tudo isso, a data se destaca por ser feriado nacional em homenagem à padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida.

A santa de nome original Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma das mais cultuadas da Igreja Católica. Sua imagem permanece há alguns anos na cidade de Aparecida, em São Paulo, e recebe muitos visitantes sendo que a Basílica é um dos santuários mais procurados do mundo. Seu dia especial foi determinado pelo papa Pio IX, em 16 de julho de 1930.

Por conta da grande comoção nacional, em 1980 a República Federativa do Brasil reconheceu a data de 12 de outubro como feriado dedicado à fé em Nossa Senhora. A Basílica que é sede da imagem tem capacidade para abrigar 45 mil fiéis e tem, como destaque, o formato de cruz grega medindo 173 metros de comprimento, 169 metros de largura e até 70 metros de altura.

No mesmo ano, o papa João Paulo II visitou nosso país e decretou como o maior santuário mariano do mundo a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. A santa tem a devoção como padroeira de grande parte dos brasileiros, porém, em especial, das grávidas, dos recém-nascidos, dos rios e mares, do ouro, do mel e da beleza. É uma data muito importante e celebrada a cada ano.

Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia setembro 6th, 2012.

1 Comentario »


You can comente, or trackback from your own site.

1 Resposta to “12 de Outubro Feriado Nacional”

  1. interessante

Deixe seu comentario: