2ª Via do CPF – www.receita.fazenda.gov.br

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é um registro que todos os contribuintes e armazena todas as informações fornecidas pelo contribuinte à Receita Federal, inclusive estrangeiros em solo brasileiro. O CPF é obrigatório para quem deve fazer o Ajuste Anual sob Declaração de Imposto de Renda, profissionais liberais, residentes no exterior que possuam bens no Brasil, beneficiados do INSS, titulares de contas bancárias, participantes de transações imobiliárias, operantes na bolsa de valores, locatários de bens imóveis e maiores de dezoito anos. Porém, todos podem se escrever o cadastro inclusive não apresenta limite de idade podendo ser feito desde o nascimento.

Há pouco tempo a Receita disponibilizou em seu site a opção de Emissão de 2ª Via do CPF para todos, antes a mesma só era permitida por cadastrados no CAC – Centro de Atendimento ao Contribuinte, pois exigia o uso de certificado digital e a última comprovação do imposto de renda. Essa medida tornava a facilidade indisponível para muitos brasileiros.

2ª Via do CPF - www.receita.fazenda.gov.br

A mudança do CPF, que era apresentado em um cartão de plástico para um comprovante de inscrição no cadastro impresso na hora, em papel comum, em junho do ano passado, facilitou para que a inscrição e o pedido de 2ª via pudessem ser feitos on-line, porém o atendimento ainda é oferecido nos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Para realizar o procedimento é necessário ir ao site www.receita. fazenda.gov.br, na aba “cidadão”, onde muitos se confundem por não encontrar a opção “2ª via”, deve-se escolher “Cadastro – CPF”. Na página que irá abrir escolha a opção “Comprovante de Inscrição do CPF”, irão apresentar três opções – para contribuintes que não fazem declaração de imposto de renda, para contribuintes que declaram e utilizam o certificado digital e para quem tem um código de atendimento obtido em um dos locais citados acima ou de embaixada no exterior.

Leia também:

  1. Declaração de Imposto de Renda 2011
  2. Imposto de Renda no Brasil
  3. Inscri̵̤es PROUNI РInforma̵̤es
Publicado por Tatiane na categoria Dicas, Serviços no dia agosto 10th, 2012.

9 Comentarios »


You can leave a response, or trackback from your own site.

9 Comentarios to “2ª Via do CPF – www.receita.fazenda.gov.br”

  1. Prezado Gestor do Ministério da Fazenda, da Rceita Federal, ficou mais dificil para conseguir a 2a via do CPF, não estou conseguindo de jeito nenhum.Preciso desta 2a via com urgência, Fui assaltado e nâo tenho como cumprir meus compromissos.

    Atenciosamente

    Décio

  2. jhonatan mudesto leal diz:

    estou precisando do cpf porque sou deficienti e preciso dele para tudo que vou faser

  3. jhonatan mudesto leal diz:

    preciso do meu cpf porque sem documento eu nao sou ningem

  4. Fui a única agência do Correio, que faz alteração de CPF, na cidade de Mariana, Minas Gerais, no dia 16/02/2012. A alteração era mudar meu nome de solteira para meu nome de casada. A alteração foi feita recebendo o Código de Atendimento: IF782846010BR. Agora não consigo imprimir em minha impressora o cartão de identificação no tamanho real (ele só imprime em tamanho reduzido). Voltei a mesma agência do Correio onde não me deram solução para o problema. Recomendaram-me procurar a Receita Federal. Se por telefone tem solução, qual é o número?

  5. o que fazer?,fui a uma agencia da receita federal,porem mandaram eu me cadastrar pelo site,estou querendo fazer uma segunda via do meu cpf e nao estou conseguindo de forma alguma,porem fica a pergunta ,devo ficar sem meu documento? eu como cidada brasileira?

  6. fui a agencia para tentar fazer uma segunda via do meu cpf,mandam entrar no site da receita federal,ams estou conseguindo ,como fazer? estou sem soluçao para esse problema e precisando mto da meu documento

  7. nair gomes viana diz:

    que fazer? perdi o meu cpf. e preciso fazer outro.

  8. ismael oliveira santos diz:

    quero a segunda via do meu cpf 0,porque fui roubado

  9. ana beatriz de almeida texeira diz:

    segunda via porque a primeira desapareceu

Deixe seu comentario: