2ª Via do CPF – www.receita.fazenda.gov.br

O CPF – Cadastro de Pessoas Físicas é um registro que todos os contribuintes e armazena todas as informações fornecidas pelo contribuinte à Receita Federal, inclusive estrangeiros em solo brasileiro. O CPF é obrigatório para quem deve fazer o Ajuste Anual sob Declaração de Imposto de Renda, profissionais liberais, residentes no exterior que possuam bens no Brasil, beneficiados do INSS, titulares de contas bancárias, participantes de transações imobiliárias, operantes na bolsa de valores, locatários de bens imóveis e maiores de dezoito anos. Porém, todos podem se escrever o cadastro inclusive não apresenta limite de idade podendo ser feito desde o nascimento.

Há pouco tempo a Receita disponibilizou em seu site a opção de Emissão de 2ª Via do CPF para todos, antes a mesma só era permitida por cadastrados no CAC – Centro de Atendimento ao Contribuinte, pois exigia o uso de certificado digital e a última comprovação do imposto de renda. Essa medida tornava a facilidade indisponível para muitos brasileiros.

2ª Via do CPF - www.receita.fazenda.gov.br

A mudança do CPF, que era apresentado em um cartão de plástico para um comprovante de inscrição no cadastro impresso na hora, em papel comum, em junho do ano passado, facilitou para que a inscrição e o pedido de 2ª via pudessem ser feitos on-line, porém o atendimento ainda é oferecido nos Correios, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

Para realizar o procedimento é necessário ir ao site www.receita. fazenda.gov.br, na aba “cidadão”, onde muitos se confundem por não encontrar a opção “2ª via”, deve-se escolher “Cadastro – CPF”. Na página que irá abrir escolha a opção “Comprovante de Inscrição do CPF”, irão apresentar três opções – para contribuintes que não fazem declaração de imposto de renda, para contribuintes que declaram e utilizam o certificado digital e para quem tem um código de atendimento obtido em um dos locais citados acima ou de embaixada no exterior.

Publicado por Tatiane na categoria Dicas, Serviços no dia agosto 10th, 2012.

11 Comentarios »


You can comente, or trackback from your own site.

11 Comentarios to “2ª Via do CPF – www.receita.fazenda.gov.br”

  1. valderez de lima camargo diz:

    sim gravar

Deixe seu comentario: