Android РMover aplicativos para o carṭo SD

A situação é comum de ocorrer com novos usuários de smartphones e tablets Android: você acaba de receber seu aparelho, insere um cartão SD nele e começa a instalar alguns aplicativos a partir da Google Play Store. Porém, logo você nota que os aplicativos não estão sendo gravados no seu cartão SD; estão todos sendo instalados na memória flash do telefone, que muitas vezes é pouca e, caso fique cheia, pode acarretar em problemas e perturbações (como, por exemplo, não receber SMS por falta de espaço no disco).

O sistema operacional Android, por padrão, instala novos aplicativos na memória local – ou seja, do aparelho – sempre que eles são baixados. Um aplicativo instalado no cartão de memória geralmente é instalado por APK (extensão de um aplicativo Android); ou seja, baixando um arquivo através de um site externo, salvando-o no cartão de memória e instalando-o através do APK Installer, presente em todas as versões do Android.

Mas caso você já tenha instalado vários aplicativos na memória local de seu aparelho e não queira instalar tudo de novo, a saída mais fácil é utilizar algum aplicativo que mova seus apps para a memória SD. Estes podem ser encontrados também na Google Play Store e, na maioria das vezes, são totalmente gratuitos. O mais conhecido é o “App 2 SD”, que possui uma interface bonita e simples, auxiliando iniciantes no assunto. Ao abrir o App 2 SD, você verá a lista com ícones dos programas “movíveis”. Basta arrastar o ícone do aplicativo até a aba de Cartão SD para movê-lo ou para o ícone de “Uninstall” para desinstalá-lo. O App 2 SD também mostra se um programa pode não funcionar corretamente caso seja movido – basta reparar se o ícone possui um pequeno desenho de um cartão com um “x” no meio.

Com esse método, você evita sobrecarregar a memória flash de seu aparelho e pode instalar quantos apps couberem em seu cartão de memória, aproveitando melhor tudo o que o sistema operacional Android é capaz.

Leia também:

  1. Como instalar aplicativos no Android
  2. Aplicativos para Android – Google Play Store, Como Baixar
  3. Tablets Android РPre̤os e Modelos
  4. Smartphones Android da China – Prós e Contras
  5. Instagram РO Que ̩, Como Instalar
Publicado por Ramon na categoria Celular, Smartphone, Tecnologia no dia julho 20th, 2012.

2 Comentarios »


You can leave a response, or trackback from your own site.

2 Comentarios to “Android – Mover aplicativos para o cartão SD”

  1. num consegui mover cabrunco de nada
    meu android er 4.0.3

  2. Meu Galaxy GT-s7562 com android 4.0.4, qdo peço para mover vem a informação que “este dispositivo não suporta a função APP2SD”

Deixe seu comentario: