Anticoncepcional Masculino

É de conhecimento público que o método preventivo mais recomendado para a hora do sexo é a camisinha. Porém, algumas pessoas oferecem resistência para utilizá-la ou ainda sofrem com alergias ao látex. A segunda opção mais procurada é o anticoncepcional que, apesar de não proteger contra doenças sexualmente transmissíveis, evita a gravidez com índice de eficácia próximo a 100%. Mas será correto depender somente da mulher o controle da fertilidade?

Para quebrar o tabu e ajudar muitas relações, cientistas da Universidade de Harvard estão estudando a possibilidade de desenvolver e inserir no mercado farmacêutico uma fórmula anticoncepcional direcionada aos homens. Em artigo publicado na revista Cell, uma substância chamada JQ1 já foi testada em diversos animais e os resultados foram muito positivos sem prejudicar o desempenho sexual ou a fertilidade.

Anticoncepcional Masculino

Diferente da ação que o remédio tem nas mulheres, a JQ1 não altera qualquer procedimento que envolva hormônios. Em um processo muito mais complexo, impede que certos genes sejam ativados para a distribuição de DNA e fecundação do óvulo. Roedores, por exemplo, receberam injeções duas vezes por dia durante seis semanas. Foram alvo de diversos exames e apresentaram redução de 90% dos espermatozoides. Daqueles restantes, somente 5% tinham a possibilidade de se movimentar.

Os médicos e cientistas garantem trabalho árduo para melhorar a fórmula de maneira que seja completamente segura. Outra preocupação é garantir a inexistência ou a existência mínima de efeitos colaterais. Os anticoncepcionais serão feitos em pílulas e injeções que farão a inserção do combinado de substâncias gradualmente no corpo. Resta saber se os homens terão disciplina e ousadia para aceitar essa forma de prevenção como as mulheres já fazem.

Publicado por Tatiane na categoria Saúde no dia agosto 17th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: