As marchinhas que marcaram época

Que tal relembrar as marchinhas que marcaram época? Separamos algumas das que mais fizeram sucesso nos carnavais, desde o século XX. Nos primeiros anos do século passado os foliões só se divertiam sob o som das clássicas marchinhas de carnaval.

As marchinhas que marcaram época

Relembre algumas marchinhas que marcaram o século passado:

– Ó abre alas

Essa foi considerada a primeira marcha carnavalesca do Brasil e sua composição foi feita por Chiquinha Gonzaga, em 1899. O intuito era homenagear o Cordão Rosa de Ouro, se tornando em um dos símbolos do carnaval do Rio de Janeiro.

– Máscara Negra

Essa marchinha foi escrita por Zé Keti, em 1967. A canção ajudou na recuperação do prestígio pelas marchinhas, devido à grande popularidade de outros ritmos, como os sambas-enredos, o movimento tropicalista e a bossa nova.

– Touradas em Madri

A marchinha surgiu em 1938 e sua autoria é de Alberto Ribeiro e Braguinha, porém, ela só se popularizou na Copa de 1950, quando foi cantada em uníssono pelo público que estava presente no Maracanã, quando o Brasil goleou a Espanha por 6 a 1.

– A Jardineira

De acordo com historiadores, essa marcha surgiu no final do século XIX, mais conhecida como marcha-rancho. Ela foi escrita por Candinho das Laranjeiras e sua fama só chegou em 1939, quando Humberto Porto e Benedito Lacerda adaptaram a letra.

РMaṃe eu Quero

O sucesso na voz de Carmem Miranda, em 1941, foi escrito em 1937, por Jararaca e Vicente Paiva.

– Aurora

Essa marchinha foi escrita por Mário Lago e Roberto Roberti, em 1940. Mesmo surgindo em uma quarta-feira de cinzas, no dia seguinte ela já estava na boca do povo.

– Allah-lá-ó

Haroldo Lobo-Nássara foi quem a criou e essa canção fez tanto sucesso que até hoje multidão canta, principalmente trocando a letra por “mas que calor, ô, ô, ô, ô, ô”.

РO teu cabelo ṇo nega

A canção original era um frevo que foi escrito por Raul Valença e João Valença, os pernambucanos. Mas quando dada para Lamartine Babo, ela ganhou um jeito mais carioca.

– Me dá um dinheiro aí

Os autores dessa canção é Ivan, Homero e Glauco Ferreira. Ela foi escrita em 1959 e só se popularizou na voz de Moacir Franco.

Publicado por Andreia Silveira na categoria Música no dia fevereiro 21st, 2014.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: