Buraco – Origem, Regras, Como Jogar

Buraco é um popular jogo de cartas, também conhecido como Biriba. Sua origem é 100% brasileira, e é um jogo apreciado por pessoas de todas as idades, por ser muito fácil. O número mínimo de participantes são dois e o máximo são seis jogadores. Se forem quatro participantes, a divisão é feita com duas duplas, se forem dois competidores, joga-se individualmente. Se forem seis competidores, são divididos em duas esquipes de seis.

O objetivo do buraco consiste em cada dupla/trio/equipe ter em mãos o número de pontos estipulado no início de casa partida. Habitualmente, são utilizados 2.000 pontos, mas esse número pode variar tanto para mais, quanto para menos.

Buraco - Origem, Regras, Como Jogar

O baralho utilizado no buraco é o baralho inglês (dois baralhos completos), sendo neles acrescentados dois coringas. Cada carta do baralho possui um valor específico. São eles:

Coringa extra = 20 pontos
Às = 15 pontos
Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8 = 10 pontos cada
7, 6, 5, 4, 3 = 05 pontos cada
02 (Coringas) = 10 pontos cada (mesmo que não sejam usados como Coringa)

O jogo começa com a distribuição de onze cartas para cada jogador, sendo separados também dois conjuntos de onze cartas, chamados “morto”. Toda esta distribuição deve ser feita com as faces das cartas para baixo, para que ninguém veja quais cartas estão sendo distribuídas. A sobra é colocada no centro da mesa, empilhada, com a face para baixo. O jogador que primeiro recebeu as cartas, chamado de “mão”, compra (puxa uma carta), do monte no centro da mesa. Examina, se servir fica com ela, e é obrigado a descartar outra carta. O próximo jogador pode comprar a carta descartada ou comprar do centro. Se houver varias cartas no descarte, o comprador é obrigado a pegar todas, deixando uma na mesa.

Quando o jogador baixa todas as suas cartas, não ficando com nenhuma na mão, ele bate. Aí ele pode ou não descartar. Se ele anunciar ”Bati”, o jogo termina. Entretanto, há dois bates para cada dupla. Na primeira vez, ele simplesmente pega as onze cartas do “morto” que foram separadas no inicio e o jogo continua. Entretanto, se ele ou seu parceiro já pegaram o “morto” anteriormente, o jogo acaba, mesmo que haja outro morto ainda na mesa, pois cada dupla só pode pegar um “morto”. A dupla que não conseguir pegar o “morto” tem que pagar 100 pontos.

Publicado por Tatiane na categoria Dicas, Games no dia julho 26th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: