Cálculo INSS Autônomo

O INSS é uma instituição que visa garantir o seguro social do cidadão e uma forma de contribuição que o trabalhador paga para conseguir benefícios como o pagamento da aposentadoria (o mais comum), auxílio doença, pensão, entre outros.

Os que não trabalham com carteira de registro (que são os autônomos) e fazem atividades por conta própria, podem contribuir para o INSS de outra forma: sendo um Contribuinte Individual. Mas e como fazer o cálculo do INSS autônomo? Vamos entender melhor como funciona este processo.

Cálculo INSS Autônomo

A contribuição é obrigatória e deve ser feita normalmente a partir do recolhimento de uma parte do valor do salário mensal. Como assim? O recolhimento da contribuição deve ser feita levada em consideração ao que você recebe, no entanto, não poderá ser menor que o salário mínimo. Sabendo disto, deve ser pago o valor de 20% dentre os valores informados. Contudo, a porcentagem de desconto financeiro será variada de acordo com o salário de cada um.

Dessa forma, o cálculo pode ser feito através de uma tabela anual atualizada, juntamente com o valor da sua renda bruta. Se tiver algumas dúvidas ou para maiores informações, acesse o site: http://www.mpas.gov.br ou o da Dataprev: http://www.dataprev.gov.br para saber como contribuir corretamente para seu INSS.

Leia também:

  1. INSS Autônomo 2012
  2. Alíquota INSS Autônomo
  3. INSS Facultativo
Publicado por Tatiane na categoria Serviços no dia novembro 8th, 2012.

1 Comentario »


You can leave a response, or trackback from your own site.

1 Resposta to “Cálculo INSS Autônomo”

  1. Maria das dores Ribeiro da Silva diz:

    pago meu inss no valor de 11% no mes de fevereiro vou pagar74.58? Me esclareça por favor.Agradecida

Deixe seu comentario: