Canastra – Origem, Regras, Como Jogar

Canastra, também conhecida como Biriba ou Buraco é um jogo 100% brasileiro, e é um jogo apreciado por pessoas de todas as idades, por ser muito fácil. O número mínimo de participantes são dois e o máximo são seis jogadores. Se forem quatro participantes, a divisão é feita com duas duplas, se forem dois competidores, joga-se individualmente. Se forem seis competidores, são divididos em duas equipes de seis.

O vencedor de uma partida de canastra é aquele que, ao final da partida e das cartas, tem o maior número de pontos em mãos, ou o número de pontos estipulados em comum acordo no início das partidas.

Canastra - Origem, Regras, Como Jogar

Qualquer baralho pode ser utilizado para o jogo da Canastra, mas o mais usado é o baralho inglês. Além dele, são acrescentados no baralho dois coringas extras. Vale frisar que cartas “2” são utilizadas como coringas, e além delas, são acrescentados mais dois coringas. Cada carta possui uma pontuação diferente..são eles:

Coringa extra = 20 pontos
Às = 15 pontos
Rei, Dama, Valete, 10, 9, 8 = 10 pontos cada
7, 6, 5, 4, 3 = 05 pontos cada
02 (Coringas) = 10 pontos cada (mesmo que não sejam usados como Coringa)

As Canastras podem ser limpas (sem usar o coringa), sujas (usando o coringa) e real (sem o coringa, mas com as cartas Ás e K). Cada tipo de canastra possui uma pontuação diversificada, que ao final de cada rodada, devem ser somadas a fim de se chegar à pontuação final de cada jogador/dupla/equipe.

Vale salientar que as regras e características da Canastra são iguais às regras do Buraco, já que o jogo é o mesmo, mudando apenas o nomeação – que pode mudar também de acordo com cada região do país. Portanto, buraco e canastra tratam-se do mesmo jogo, resumidamente.

Agora que já você já aprendeu tudo sobre a Canastra, desde as suas regras até as principais carcterísticas, chame os seus amigos e capriche na disputa!

 

Publicado por Tatiane na categoria Dicas, Games no dia julho 26th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: