Como fazer o calculo do período fértil

Muitas pessoas se baseiam na famosa tabelinha para calcular o seu período fértil, sendo assim se você está com dúvidas e necessita desse auxílio, confira abaixo como realizar o cálculo. Lembrando que o processo tem de ser seguido conforme indicado, a fim de que o resultado seja o mais preciso possível.

Como fazer o calculo do período fértil

Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas. No entanto, uma forma de saber quando é o período fértil em caso de ciclo irregular é anotar durante um ano a duração de cada ciclo menstrual e depois subtrair 18 dias ao ciclo mais curto e 11 dias ao ciclo mais longo.

Por exemplo: Se o seu ciclo mais curto foi de 22 dias e o ciclo mais longo de 28 dias, então: 22 – 18 = 4 e 28 – 11 = 17, ou seja, o período fértil será entre o 4º e o 17º dias do ciclo.

Uma forma mais rigorosa de saber qual o período fértil em caso de ciclo irregular para as mulheres que desejam engravidar é recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e estar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo. Já para aquelas que não desejam engravidar, a tabelinha não é um método eficaz e, por isso, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Publicado por Gabriel na categoria Serviços no dia junho 7th, 2015.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: