Como fazer overclock no processador

Por ser um procedimento de difícil execução, é importante que você siga o passo a passo abaixo com muita atenção, pois qualquer erro será com certeza fatal para o seu computador.

Esteja ciente dos riscos do overclock:
Não se trata de um procedimento seguro, o overclock é um procedimento que representa riscos de perda total de seu hardware, mas se feito corretamente pode melhorar muito o desempenho do mesmo.
Fazendo o overclock no seu processador, há um significativo risco de você queimá-lo. Por isto, muitos overclockers gastam grandes quantias para adquirir peças de ventilação e refrigeração bastante sofisticadas para seus overclocks, com o intuito de levar suas máquinas ao limite máximo.

Baixe programas de monitoramento da performance do seu PC:
Estando ciente desses riscos, aprenda como fazer overclock no seu processador. Baixe um programa de monitoramento do desempenho de sua CPU, a exemplo do CPU-Z que é gratuito e você pode baixar direto do site dos desenvolvedores acessando o endereço: http://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html, e verifique como está o seu processador e sua memória Ram através dele.

Limpe o seu gabinete:
Os gabinetes costumam juntar quantidades consideráveis de poeira e isto pode atrapalhar o desempenho do seu computador. Para limpar o seu gabinete, aspire o pó, principalmente das ventoinhas do cooler do processador e da fonte de energia. Nas placas, utilize o aspirador com cuidado para não danificá-las depois passe um pincel limpo para limpar os cantos.

Acesse a Bios da sua placa mãe e altere os parâmetros necessários:
A Bios é uma espécie de micro sistema operacional de sua placa mãe. Para acessá-la, você terá de reiniciar o seu computador e pressionar o botão “Delete” quando o computador estiver iniciando.
Acessando as configurações de seu computador pela Bios você poderá modificar parâmetros no modo de funcionamento de sua máquina, portanto é preciso que você conheça muito bem a estrutura de seu hardware e tenha noções avançadas de informática.

Como fazer overclock no processador

Procure pelo item “performance” entre os parâmetros da Bios do seu computador, repare que há um numero seguido de uma letra “x”, por exemplo, nos processadores Intel Core I5, o número em questão é o “34x”. Altere discretamente este número, no máximo aumente em 1 (de 34x para 35x por exemplo), daí reinicie sua máquina e veja se aparece alguma mensagem de erro.

Finalizando o processo:
Se não aparecer nenhuma mensagem de erro, teste o seu PC com as aplicações mais pesadas de que dispõe e verifique se houve um ganho significativo de performance. Se não houver, repita o procedimento e faça o mesmo teste novamente.
Caso resolva retornar a configuração inicial coloque na aba “Performance”, os valores iniciais que você alterou durante o overclock.

Leia também:

  1. Carṭo Cidaḍo РComo Fazer
  2. Como fazer reclamação na Anatel
  3. Como fazer reclamação na Anvisa
  4. Como fazer a regularização do CPF
  5. Teste vocacional como fazer
Publicado por Gabriel na categoria Serviços no dia abril 9th, 2013.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: