Como instalar aplicativos no Android

O sistema operacional Android rapidamente se mostrou o definitivo para tablets e smartphones. Não importando a versão da compilação (2.1, 2.2, 3.0, etc.), atualmente a maioria dos telefones celulares é equipada com tal sistema operacional, que é conhecido principalmente pelo gigante número de aplicativos que podem ser baixados e instalados gratuitamente.

Muitas pessoas, porém, se sentem perdidas na hora na primeira vez que tocam em um celular ou tablet Android, não sabendo exatamente como proceder para instalar apps e usufruir completamente de todos os recursos do aparelho. Mal sabem essas pessoas que essa á uma tarefa muito fácil, bastando realizar algumas configurações e ajustes básicos no que diz respeito a conexão do seu aparelho.

Embora existam dezenas de serviços para baixar aplicativos Android, o mais conhecido – e sem dúvidas o maior deles – é o Google Play, anteriormente chamado de Android Market. Essa “loja” de aplicativos é da própria empresa Google, que faz o sistema operacional em si; nela, são distribuídos aplicativos em várias categorias diferentes (jogos, produtividade, personalização, ferramentas, áudio e vídeo, revistas, etc.), além de alguns aplicativos pagos. É através do Google Play que iremos baixar nossos aplicativos.

A maioria dos aparelhos atuais está vindo com o Google Play – ou Android Market, caso não esteja atualizado – já instalado de fábrica. Caso seu celular/tablet não tenha esse aplicativo instalado, será preciso baixa-lo por outras lojas de aplicativos (como o MidJar) ou pesquisando em sites avulsos na internet. Tendo o Google Play instalado, você só precisa sincroniza-lo com sua conta Google; caso não tenha uma, será necessário cria-la, embora seja difícil que você não utilize nenhum serviço Google (Orkut, YouTube, Blogger, Docs, entre outros). Pronto, o Google Play irá extrair dados do seu dispositivo e só irá mostrar aplicativos compatíveis com ele.

Google Play - Market

Vale lembrar que boa parte dos smartphones, ao liga-lo pela primeira vez, já solicita que você insira uma senha Google para sincronizar algumas funções (como o Calendário). Caso o seu não tenha solicitado, basta entrar em Configurações e acessar a opção Contas e Sincronização, onde será possível adicionar sua conta Google. Basta entrar no aplicativo e permitir que ele utilize dessa conta.

Uma alternativa é acessar o site do Google Play (https://play.google.com/store) após ter sincronizado sua conta. Neste site, ao entrar na página de um aplicativo, ele automaticamente irá transferir informações entre seu telefone e o banco de dados. Caso seu aparelho seja compatível, uma mensagem avisará. Basta clicar no botão de Download para que o aplicativo seja enviado para o seu aparelho Android – claro, isso se este tiver conexão com a internet.

Publicado por Ramon na categoria Celular, Smartphone no dia junho 30th, 2012.

4 Comentarios »


You can comente, or trackback from your own site.

4 Comentarios to “Como instalar aplicativos no Android”

  1. Kara da p/ vc me enviar o link do Midjar? Ja tentei baixar pelo Google Play mas nunca me estrecei tanto na vida,e no meu smartphone n tem o aplicativo do google. vlw

  2. Eu adorei a explicação, e espero que me ajude ! Estou louca pra baixar, já que meu celular novo tem android e tal (: Foi o unico site que achei explicando o melhor possível , parabéns

  3. Ainda bem que outras pessoas tem essas dúvidas. Tava me sentindo burro.

  4. Gostei deste site, quero saber se é preciso ter que baixar anti vírus e caso for qual é o melhor.
    gostaria também de saber como faço para curtir e compartilhar no face pois há alguns links que não acessão.
    Obs: meu tablet é sansung.

    grato aguardo resposta.

Deixe seu comentario: