Como limpar ar condicionado

Para melhorar a qualidade do ar que circular no seu aparelho de ar condicionado, é importante que o mesmo seja limpo de tempos em tempos, no entanto não são todas as pessoas que sabem como proceder nessa limpeza.

Se você está com dúvidas e deseja saber como limpar o ar condicionado, confira abaixo algumas dicas para cada um dos tipos de aparelhos existentes. Lembrando que tudo deve ser feito como indicado, a fim de evitar possíveis danos ao equipamento.

Se você tiver um ar condicionado split, remova o painel frontal e limpe-o com um pano seco e macio, mas se o painel estiver muito sujo, lave-o com água morna (abaixo de 48º C). Espere secar e passe para a limpeza do filtro.

Desencaixe o filtro de ar da unidade interna e limpe-o com um aspirador de pó, a não ser que esteja com sujeira muito evidente. Nesse caso, a limpeza pode ser feita com água morna e detergente neutro. Depois de seco, reinstale o filtro e feche o painel.

O procedimento de limpeza do ar condicionado de parede (ou janela) não é muito diferente. Limpe o painel frontal com pano seco e macio ou utilize um aspirador de pó. Para limpar o filtro, remova-o da unidade interna e retire a sujeira com aspirador de pó ou água e sabão. Espere secar e recoloque-o na posição original.

Como limpar ar condicionado

Como limpar ar condicionado – dicas

Para a limpeza das partes internas do ar condicionado, como os trocadores de calor, o melhor é recorrer ao serviço autorizado ou a um técnico competente pelo menos uma vez por ano. Vale lembrar também que sempre é bom procurar aparelhos de ar condicionado com filtro HEPA, esses filtros conseguem reter até 99% das impurezas do ar, garantindo um ambiente mais seguro para você.

Outra dica é: Nunca use produtos químicos ou jogue água diretamente sobre o painel. Não se esqueça de também de ler as instruções de limpeza presentes no manual de instruções do ar condicionado, pois cada marca pode ter alguma recomendação específica e cuidados especiais.

Publicado por Gabriel na categoria Serviços no dia abril 11th, 2013.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: