Cuidados com o Aparelho Ortodôntico

Usar aparelho ortodôntico em qualquer idade pode ser traumático, não só pela interferência estética como pelos procedimentos para colocar o aparelho – que variando de pessoa para pessoa, pode ou não doer. Porém esse é o melhor método de correção da arcada dentária até então, podendo ser utilizado para unir, separar, ou até mesmo desentortar algum dente que na fase de transição de “dentes de leite” para a dentição fixa sofreu algum trauma.

Para que o tratamento possa ser realizado em menos tempos é essencial que o paciente cuide do aparelho, evitando quebras, desgaste e obviamente, mantendo a higiene bucal com algumas especificações. Poucos sabem, mas até mesmo restos de alimentos na gengiva podem impedir que o dente vá para a posição correta. Por isso, ter cuidados na escovação é essencial.

Cuidados com o Aparelho Ortondôntico

O primeiro passo importante é retirar os elásticos do aparelho para escovar, a escova deve ser direcionada para a junção entre gengiva e dentes e a gengiva deve ser massageada durante a escovação, impedindo que restos de comida permaneçam ali. A escova deve atingir a parte superior dos dentes na parte de trás, onde a limpeza é dificultada pela falta de visibilidade. É importante limpar o aparelho por dentro de todos os fios e brackets, mesmo que seja necessário inverter a escova. Ao final da escovação faça um gargarejo com anti-séptico bucal.

Além da escovação, outros cuidados merecem ser tomados, como evitar a ingestão de alimentos duros, como pipoca e pé-de-moleque, entre outros alimentos açucarados que podem grudar no aparelho. A troca da escova de dentes é mais frequente para quem usa aparelho, e a ideal é a que tem as cerdas em forma de “v”, com pontas arredondadas.

Caso se faça uso de aparelhos removíveis, uma vez por mês é interessante deixá-lo quinze minutos em solução de anti-séptico, nunca se deve ferver o aparelho.

Publicado por Tatiane na categoria Saúde no dia agosto 27th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: