Data do Carnaval 2013

O Carnaval é a festa que mais movimenta os brasileiros, além dos turistas oriundos do exterior. Introduzido na cultura nacional em meados do século 17, a celebração veio da Europa, mais especificamente da Itália e da França. Nestes países, eram comuns os blocos carnavalescos de rua, com foliões fantasiados e usando máscaras. Foi exatamente nestes blocos que personagens tão representativos da data, como  Pierrot e a Colombina, ganharam vida.

Apesar de chegar ao país no século 17, foi apenas no século 20 que o Carnaval consolidou-se, se tornando uma festa popular, para a massa. Nesta época, surgiram os primeiros “carros alegóricos”, que nada mais eram do que carros comuns, com enfeites coloridos, e que acompanhavam os cortejos dos foliões. As marchinhas de carnaval, surgidas também nesta época, foram um ponto chave no crescimento da festa.

Data do Carnaval 2013

A partir daí, a data foi introduzida no calendário nacional de eventos do país, sendo transformada também em feriado – à nível nacional. Usualmente, o Carnaval acontece entre fevereiro e março, e traz consigo um feriado prolongado, animando ainda mais os cidadãos.

Em 2013, o Carnaval acontece na terça-feira, dia 12 de fevereiro. Porém, o início das festividades ocorre já no sábado, dia 09 de fevereiro, com os blocos de rua, festas nos clubes e os desfiles das escolas de samba, transmitido pela TV Globo. O final de feriado acontece na quarta-feira de cinzas, dia 13 de fevereiro!

Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia novembro 28th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: