Dicas Para Uma Boa Leitura – Oratória

Fazer uma boa leitura pode ser terrível para muita gente. Ainda mais se esta for feita em frente ao público. Quem possui o hábito de ler constantemente nem sentirá dificuldades quando chegar este momento, mas para aqueles que passam longe dos livros, a dificuldade pode ser maior. Acompanhe algumas dicas de como efetuar uma boa leitura. Certamente elas te auxiliarão, e melhorarão a sua forma de estudar, trabalhar ou apenas relaxar!

Dicas Para Uma Boa Leitura - Oratória

Seja sério e compenetrado: Quando começar a leitura, esqueça o mundo à sua volta, não se atente aos acontecimentos que surgem ao seu redor, neste momento. Isto apenas lhe distrairá e lhe deixará mais nervoso. Seriedade também é importante: nada de brincadeiras e risadas, mesmo se o intuito do texto é fazer rir. Seriedade está aliada à atenção e compenetração.

Teste de voz: Antes de iniciar a leitura, nos bastidores do recinto, faça um teste vocal. Caso você vá utilizar microfone, é importante também que você tenha contato com ele antes, para saber como se portar com o equipamento em mãos. Leia alguns trechos do texto, para ter certeza de que você está dentro do tema e sabe do que está falando. Assim, caso se atrapalhe, sem querer, nas linhas do texto, você não ficará perdido e se encontrará rapidamente na temática do texto!

Mantenha a calma e não tenha pressa: Você estará alí para passar uma informação, e isso não requer pressa. O importante é que a mensagem seja enviada ao receptor de forma clara, objetiva e concisa. Leia devagar e calmamente. Se ler com pressa, até você poderá se perder no meio da história.

Mantenha o tom de voz: Evite salientar demais a voz, ou alternar o volume da mesma. Isso pode incomodar os ouvintes e tornar a sua leitura chata para todos. Caso perceba que o seu tom está baixo e que os ouvintes estão com dificuldades para compreendê-lo, peça um microfone!

Publicado por Tatiane na categoria Dicas no dia julho 15th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: