Documentação Necessária Para o FIES


Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/procuraa/public_html/wp-content/themes/limauorange/header.php:4) in /home/procuraa/public_html/wp-content/themes/limauorange/single.php on line 27

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é uma das opções disponíveis aos estudantes de baixa renda ou de escolas públicas, para custear os seus estudos em universidades particulares. Os candidatos participantes do FIES podem obter financiamentos de até 100%, com juros de apenas 3,4% ao ano.

Documentação Necessária Para o FIES

O tipo de financiamento é baseado na renda familiar do candidato: estudantes com renda familiar até 10 salários mínimos ( R$ 6.220) podem solicitar o financiamento total. Entre 11 e 15 salários mínimos (atuais R$ 9.330) o financiamento é de 75%. De 16 a 20 salários mínimos, o financiamento é de apenas 50% da mensalidade. Alunos cuja renda familiar ultrapasse os 20 salários mínimos, não podem solicitar o financiamento.

Todo o processo de solicitação é realizado pela internet, através do SisFIES – http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.html, sendo necessário apenas a presença do candidato, no ato da validação da solicitação – em sua própria universidade – e na efetivação do contrato – nas agência da Caixa ou Banco do Brasil.

Para efetivar o financiamento, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

1. Identificação do Estudante e Membros Familiares.

– Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de Segurança Pública das Unidades da Federação.
– Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade.
– Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto.
– Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes.
– Registro Nacional de Estrangeiros (RNE), quando for o caso.
– Passaporte emitido no Brasil.
– CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência Social;

2. Comprovante de Residência.

Contas de água, gás, energia elétrica ou telefone; faturas de cartão de crédito, extrato do INSS, extrato do FGTS, contrato de alugue em vigor, extrato bancário ou carnê de imposto – residencial ou predial.

3. Comprovantes de Rendimento.

Referentes aos três últimos meses de trabalho: carteira de trabalho, extrato do FGTS, contracheques, declarações reconhecidas ou extratos bancários em caso de aposentadoria/pensão.

Toda a documentação será analisada e recebida pela CPSA, podendo ser solicitada também pelo banco responsável pelo financiamento – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Informações adicionais sobre o FIES, bem como documentações, inscrições e prazos, acesse o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/fies.html.

Publicado por Tatiane na categoria Serviços no dia novembro 30th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: