Gripe A – Prevenção

A Gripe A H1N1 é transmitida pelo vírus Influenza, e o seu contágio se dá de forma muito simples. Além da vacina que é oferecida pelo sistema único de saúde, há algumas dicas que – se forem seguidas corretamente – podem amenizar e diminuir a transmissão da gripe.

Em todos os municípios brasileiros são elaboradas ações com o intuito de informar a população sobre os riscos da Gripe A, além de suas formas de prevenção. Seguem algumas  das informações distribuídas pela Organização de Saúde.

Gripe A – Métodos de Prevenção

– Sempre que for tossir ou espirrar, segure o nariz e cubra-o com um lenço. Não esqueça de descartá-lo após o uso;
– Lave sempre as mãos, utilizando muita água e sabão, principalmente depois de tossir ou espirrar;
– Tenha sempre em mãos produtos que contenham álcool: esse processo acaba com as bactérias trazidas de outras pessoas;
– Evite ao máximo tocar nos seus olhos, nariz ou boca, pois isso facilita a dissipação dos germes;
– Evite contato próximo com pessoas que estejam doentes, porque a baixa imunidade facilita a transmissão de qualquer tipo de vírus;
– Se você contrair a doença, fique em casa de repouso absoluto e diminua o contato com as pessoas, para evitar infectá-los.

Deve-se atentar ao fato de manter-se isolado, pois este cuidado mantém controlado o nível de transmissão da doença. Por ser um vírus, a Gripe A pode ser facilmente contagiada, caso todos os cuidados não sejam tomados.

Como vimos acima, os métodos de prevenção da Gripe A estão diretamente e principalmente ligados à boas condições de higiene pessoal. Esta é a forma mais simples e eficaz de prevenir-se totalmente da Gripe A.

A Prevenção da Gripe A está na minha, na sua, em nossas mãos. Cabe à cada um fazer a sua parte, que as chances de uma epidemia acontecer – principalmente no Inverno – serão mínimas!

Publicado por Tatiane na categoria Saúde no dia julho 4th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: