História do Dia das Crianças

O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países, e foi convencionada pela UNICEF como o dia 20 de Novembro (no Brasil, comemoramos no dia 12 de outubro).
A escolha da data oficial se deu por ter sido aprovada, neste mesmo dia, a Declaração dos Direitos da Criança pela ONU, que garante o direito ao amor e à proteção, entre outros.

No Brasil, a data escolhida tem a ver com a realização do Congresso Sul-Americano da Criança, no Rio de Janeiro na década de 20, abrindo espaço para o surgimento do projeto de lei, encabeçado pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, que estabeleceria a data comemorativa. O decreto foi aprovado em 1924.

Porém, a comemoração da data só se deu pela publicidade. A primeira a se aproveitar do tema foi a marca de brinquedos Estrela, que lançou a “Semana do Bebê Robusto”, logo outras marcas infantis se ligaram à ideia lançando propagandas especiais para a “Semana da Criança”.

Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino. Dessa forma, o Dia das Crianças passou a incorporar o calendário de datas comemorativas do país.

Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia setembro 6th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: