História do surgimento do jogo de Xadrez

Ainda são muito as pessoas que apenas ouviram falar do jogo de xadrez. Um jogo totalmente estratégico, análitico e muito antigo. Algumas partidas podem levar até dias para serem terminadas.

A história do xadrez tem origem controversa, mesmo assim é possível afirmar que o jogo foi inventado na Ásia. A versão que é mais conhecida é que teria surgido na Índia com o nome de “Chaturanga” e dali ficou conhecido na China, Rússia, Pérsia e Europa. Existem alguns indícios de que tenha surgido na China pelo século III a.c., entre Uzbequistão e a Pérsia.

Um dos primeiros registros literários é o poema persa Kanamak-i-Artakhshatr-i-Papakan escrito no século VI. A partir deste período sua evolução foi mais bem documentada e aceita no meio acadêmico.

Por volta do século XV o jogo estava amplamente difundido pelo velho continente, e dentre as variantes regras existentes no jogo, a europeia foi a que mais se destacou, devido a rapidez proporcionada pela inclusão da Dama e do Bispo. Foi neste período que começaram a surgir as primeiras análises de aberturas em virtudes das novas possibilidades do jogo.

No século XVIII foram fundados os primeiros clubes para a prática do xadres e federações esportivas na Europa. Em 1851 foi realizado em londres o primeiro torneio internacinal. A popularidade das competições levaram a criação do título de campeão do mundo, vencido pelo Wilhelm Steinitz em 1886. Em 1924 é fundada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) em Paris, que organiza então a primeira olímpiada de xadres e o mundial feminino vencido por Vera Menchik.

A partir de 1950, com a popularização dos computadores, começam a surgir os primeiros programas que jogam Xadres. De lá pra cá existem muitos campeonatos e torneios espalhados pelo mundo a fora. Este jogo é muito importante para desenvolver o raciocínio lógico, por isso seria muito interessante que as crianças pudessem ter um contato com esse jogo para que no futuro elas tenham a habilidade de concentração e também de tomar decisões com maior segurança.

E você, sabe jogar? Que tal uma partida?

Publicado por Alex na categoria Cultura, Games no dia novembro 30th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: