IMC para crianças

A tabela de IMC para crianças é bem mais complexa do que a de adultos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso porque ela apresenta um aumento de tolerância no decorrer dos anos e esse aumento de peso não significa, necessariamente, que a criança está se tornando obesa, mas o contrário também é verdadeiro.

IMC para crianças

Então, a diminuição do IMC não significa que a criança está ficando mais magra, justamente pelo fato de que ela está crescendo. Para calcular o IMC de uma criança, basta seguir a seguinte fórmula: peso atual (kg) / estatura (m)².  Depois de calculado o IMC para crianças e também adolescente, ele é plotado no diagrama de IMC para idade de meninas ou meninos, obtendo assim, uma classificação percentil. O que é IMC percentil?  O percentil indica a posição do IMC da criança em relação a outras crianças do mesmo sexo e mesma idade. Confira no diagrama abaixo as categorias de classificação de peso infantil:

Categoria                           Faixa de percentil

Abaixo do peso              menos de 5 percentil

Peso saudável                 entre 5 e 85 percentil

Risco de sobrepeso      entre 95 e 95 percentil

Sobrepeso                         igual ou mais que 95 percentil

 

Mas como o IMC é usado nas crianças? 

 

O IMC é usado na identificação de possíveis problemas de peso em crianças. É recomendado o uso do IMC para crianças a partir dos 2 anos de idade, de acordo com o Centers for Disease Control (CDC) e Prevention e American Academy of Pediatrics (AAP).  Tanto nas crianças quanto nos adolescentes o IMC é usado para averiguar o sobrepeso, o risco de sobrepeso ou peso abaixo do saudável.

Mas é importante enfatizar que o IMC para crianças não é uma ferramenta de diagnóstico, pois pode indicar se uma criança está com sobrepeso, mas para determinar se há um excesso de gordura, o médico precisa de mais exames.

Publicado por Andreia Silveira na categoria Dicas, Saúde no dia novembro 18th, 2013.

2 Comentarios »


You can comente, or trackback from your own site.

2 Comentarios to “IMC para crianças”

  1. nilza souza macêdo diz:

    ,muito valiosa as informações parabens

  2. nilza souza macêdo diz:

    muito valiosa explicações,gostei

Deixe seu comentario: