Internet 4G – como funciona

A tecnologia realmente evolui rapidamente. Parece que foi ontem que a internet 3G foi lançada e causou espanto no mundo todo, devido a sua qualidade e mobilidade nunca vistas antes. Mal nos acostumamos com a tecnologia 3G e a sua sucessora, 4G, está chegando ao mundo – inclusive ao Brasil.

A internet 4G deve revolucionar nos quesitos de velocidade e recepção de sinal, que tornará muito mais fácil inclusive assistir vídeos em alta definição em seu smartphone e baixa-los rapidamente. Menos interferências no sinal (que ocorre muito na tecnologia 3G) também faz parte das promessas que essa tecnologia traz. Para ter uma ideia, na maioria dos países onde já é possível usufruir do 4G, a velocidade de conexão chega facilmente aos 20Mbps.

Uma das novidades mais aguardadas na Internet 4G é o fato da mesma juntar a transmissão de voz e de dados em uma só conexão, diferente da tecnologia 3G (que trazia os dois separados, ligações e acesso à internet). Isso significa que tudo que você fizer será através do protocolo IP, inclusive as chamadas; ou seja, suas ligações serão semelhantes ao que acontece com programas e telefones VoIP como o famoso Skype. Deste modo, o custo das ligações tende a cair muito, incorporando-se com planos de internet e lhe oferecendo muito mais economia.

Para usufruir da Internet 4G, porém, será necessário adquirir aparelhos mais modernos e que suportam tal tipo de conexão; esse ponto infelizmente deve contribuir para que a tecnologia não seja popular entre as classes mais baixas. Além disso, importar aparelhos dos EUA (coisa comum hoje em dia, já que sai mais barato comprar coisas no exterior) não servirá desta vez, pois a frequência de conexão de tal país é diferença da frequência do nosso.

A previsão é que a Internet 4G chegue no Brasil em 2013; algumas operadoras e organizações já possuem a tecnologia, mas ainda não existem torres de transmissão da tecnologia em território nacional. A Internet 4G deve chegar primeiro em algumas capitais como Rio de Janeiro, Brasília e outras, para só mais tarde cobrir todo o território nacional.

Publicado por Ramon na categoria Internet no dia julho 1st, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: