O Que é Taxa Selic

A taxa Selic (Sistema Especial de Liquida√ß√£o e Cust√≥dia) √© a taxa de juros instaurada pelo COPOM (Comit√™ de Pol√≠tica Monet√°ria), que comanda todas as transa√ß√Ķes do mercado financeiro brasileiro. √Č aplicada nos empr√©stimos entre institui√ß√Ķes financeiras, e tamb√©m nas aplica√ß√Ķes banc√°rias realizadas em t√≠tulos federais, como o DARF, por exemplo. Al√©m disso, tamb√©m √© atrav√©s da Selic que os bancos calculam o valor pago pelos juros das aplica√ß√Ķes financeiras de seus clientes.

O percentual da Selic é instável: sobe e cai, de acordo com a movimentação dos consumidores, perante as leis de oferta e procura. Se baixa demais, ocorre a inflação, sendo o governo federal obrigado a aumenta-la, novamente. Se aumenta demais, o país entra em recessão, a população exige medidas do governo federal, e o mesmo a abaixa, novamente. Vale lembrar que quanto mais baixas as taxas de juros, mais aquecido e movimentado o mercado fica.

A Selic é apenas uma das taxas federais utilizadas com base para as finanças do país. Além dela, existem ainda a TBF (Taxa Básica Financeira), TR (Taxa Referencial) e a TJLP (Taxa de Juros a Longo Prazo).

Confira no gráfico abaixo, a evolução da Taxa Selic, entre os anos de 2006 e 2011:

selic_620x300_19jan_1125

C√°lculo da Taxa Selic/Juros

Atrav√©s do site do BACEN (Banco Central do Brasil), √© poss√≠vel realizar o c√°lculo das taxas de juros. Acesse o endere√ßo http://www.bcb.gov.br, busque no lado esquerdo da p√°gina o perfil ‚Äė‚ÄôCidad√£o‚ÄĚ, clique em ‚ÄúCalculadora do Cidad√£o‚ÄĚ e escolha a op√ß√£o de c√°lculo desejada: Financiamento com Presta√ß√Ķes Fixas, Valor Futuro de um Capital, Aplica√ß√£o com Dep√≥sitos Regulares ou ainda Corre√ß√£o de Valores.

* Caso deseje consultar as taxas de juros em opera√ß√Ķes de cr√©dito, o Banco Central tamb√©m disponibiliza estes percentuais. Basta acessar o mesmo endere√ßo – http://www.bcb.gov.br, selecionar no lado esquerdo da p√°gina a op√ß√£o ‚ÄúCidad√£o‚ÄĚ, clique em ‚ÄúTaxas de Juros e Opera√ß√Ķes de Cr√©dito‚ÄĚ e escolha entre as op√ß√Ķes dispon√≠veis, as quais est√£o divididas em Pessoa F√≠sica e Pessoa Jur√≠dica.

Publicado por Tatiane na categoria Economia no dia dezembro 12th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: