Onde o futebol nasceu e como ficou conhecido

O futebol está na lista dos esportes mais populares do mundo. Ele é praticado em muitos países, despertando o interesse por ele em função da sua forma ser de uma disputa atraente. Não é certa a atribuição a uma cultura ou país que o inventou, mas sabe-se que suas primeiras manifestações do chamado “football” (foot significa pé e Ball, bola) surgira em 3.000 a.C., na China.

Onde o futebol nasceu e como ficou conhecido

Na China esse jogo era, na verdade, um treino militar. Depois das guerras, os militares formavam equipes para chutar a cabeça de seus inimigos e com o tempo, as cabeças foram substituídas por bolas de couro revestidas de cabelo. Para jogar, eles formavam duas equipes de 8 jogadores, onde o objetivo era passar a bola de pé a pé para dentro das estacas fincadas no campo e ligadas por um fio de cera, mas sem deixar ela cair no chão.

Em seguida, o futebol passou pelo Japão Antigo e, de acordo com historiadores do futebol, existem relatos de que o jogo aconteceu entre equipes japonesas e chinesas na antiguidade. Depois o esporte chegou na Grécia, por volta do século I a.C., onde se chamava “Episkiros”. Os soldados gregos se dividiam em duas equipes de nove jogadores militares e uma bola feita de bexiga de boi com areia ou terra por dentro.

Assim que Roma dominou a Grécia, os romanos entraram em contato com a cultura de lá e acabaram praticando o Episkiros, mas de uma forma mais violenta, pois eram permitidos socos, rasteiras, pontapés e outros golpes violentos. Após anos de prática, o jogo foi proibido na Itália Medieval pelo rei Eduardo II, devido tanta violência.

Por volta do século XVII o futebol chegou à Inglaterra, mas com regras diferentes, organizado e sistematizado. Já com bola de couro enchida de ar, as regras eram claras e objetivas e começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Assim, aos poucos o esporte foi se popularizando e no ano de 1885 foi criado o profissionalismo no futebol na Inglaterra, a International Board.

Em 1888 fundaram a Football League, que tinha o objetivo de organizar campeonatos e torneios internacionais. Já em 1897, uma equipe do futebol inglesa, Corinthians, fez uma excursão para fora da Europa e assim difundiu o futebol para diversas partes do mundo.

No ano de 1904 nasceu a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association), que até hoje organiza o futebol no mundo todo.

Publicado por Andreia Silveira na categoria Futebol no dia março 17th, 2014.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: