Origem do Dia das Crianças

Uma das comemorações mais tradicionais e divertidas que acontecem no Brasil é o Dia das Crianças, convencionado pela UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Conforme se aproxima dia 12 de outubro, listas de pedidos são feitas, assim como cartinhas atestando o bom comportamento para os pais que, por sua vez, planejam a data que será dedicada ao filho querido. É sempre uma festa, mas você sabe de onde esse costume veio?

Com a evolução política e educacional do Brasil, o órgão acima citado criou uma série de regulamentos para garantir os direitos básicos das crianças. Em 1923, então, o deputado federal Galdino do Valle Filho propagou a ideia de definir uma data especial para os pequenos filhos. A sugestão foi acatada e decretada oficialmente pelo presidente Arthur Bernardes, em 1924.

Origem do Dia das Crianças

Até a década de 60 as comemorações eram pacatas e não tomavam o país inteiro. Para mudar esse quadro, a empresa de brinquedos infantis Estrela lançou uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson promovendo a semana e o dia das crianças. Logo, outras empresas seguiram a tendência e alavancaram suas vendas com o sucesso e o estabelecimento da tradição. Assim, convencionou-se também a entrega de brinquedos como presentes para essa data.

Em todo o mundo há um dia dedicado às crianças, porém em outros países outras datas foram escolhidas. Em Portugal, por exemplo, a data é 1º de Junho. Na China e no Japão, 5 de Maio. Uma vasta lista dos outros países segue o decreto da ONU que estabelece todo 20 de Novembro como o Dia Universal das Crianças.

Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia agosto 27th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: