Origem do Dia das Mães
Esta é a segunda data mais comemorada do paÃs, comercialmente falando. Perdendo apenas para o Natal, o Dia das Mães é a data que mais movimenta as lojas, já que os filhos não hesitam em dar o melhor dos presentes à quelas que lhe deram a vida e os enchem de carinho, não importando a situação.
As mães já recebiam uma homenagem especial, lá na Grécia Antiga. Sempre na chegada da Primavera uma bonita e grande festa era feita, dedicada à Deusa Rhea, mãe dos Deuses. Já na Inglaterra, as homenagens também eram feitas, mas de uma forma diferente: durante o século 19, todo quarto domingo de Quaresma era dedicado à s mães das operárias inglesas, que recebiam o dia de folga para ficar com as suas mães e prepararem o ”mothering cake”!
Mesmo com todas as demonstrações anteriores, foi nos Estados Unidos que a ideia de haver um dia especial à s Mães foi concretizada. Em 1905, a escritora Ana Jarvis, residente no estado de VirgÃnia, perdeu a sua mãe. Para gerar um conforto à filha, que ficou muito deprimida, as amigas de Ana decidiram organizar uma festa para celebrar a memória da mãe de Ana. Ela ficou muito feliz, porém, quis que todas as mães, vivas ou não, fossem lembradas neste dia.
No dia 26 de abril de 1910 ocorreu a primeira celebração oficial do Dia das Mães, no estado de VirgÃnia. Os outros estados americanos seguiram a ideia e adotaram a comemoração. Um pouco depois, em 1914, o Presidente Woodrow Wilson decretou que o Dia das Mães fosse comemorado, em todo o paÃs, no segundo domingo de maio. Bastou pouco tempo para que mais de 45 paÃses no mundo adotassem o Dia das Mães em seus calendários. Valelembrar que o Dia das Mães é comemorado em datas distintas do mês de maio, em cada um dos paÃses!
Publicado por Tatiane na categoria Dia das Mães no dia julho 14th, 2012.
Deixe seu comentario: