Origem do Dia do Estudante

No dia 11 de agosto o Brasil inteiro comemora o Dia do Estudante. Mas vocês sabem como foi criada essa tradição?

Na metade do século XVIII, nosso país estava sob o comando do entusiasta do estudo e progressista D. Pedro I. Durante esse governo houve a preocupação de criar locais para que os imigrantes portugueses pudessem estudar sem precisarem retornar ao país de origem. Sendo assim, no dia 11 de agosto de 1827 foram inaugurados os primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais brasileiros. Um deles era ministrado em São Paulo e o outro em Olinda.

Origem do Dia do Estudante

Cem anos depois, em comemoração ao sucesso da empreitada, um sujeito chamado Celso Gand Ley sugeriu que a data fosse reservada como o Dia do Estudante. Desde então toda a elite brasileira e portuguesa passou pelas instituições aqui abrigadas e há algum evento anual para celebrar a arte de ensinar e aprender. Poetas, cientistas, músicos, presidentes e outros profissionais fizeram das pequenas obras um sucesso nacional.

A unidade que foi sediada em São Paulo, por exemplo, foi acoplada ao Convento São Francisco e deu origem à universidade mais concorrida do Brasil, a USP. Hoje, é também uma das instituições de ensino de melhor qualidade do mundo e uma das que mais forma bons profissionais e ótimos pensadores. Por isso, o Dia do Estudante se mantém vivo e sua história é motivo de orgulho nacional!

Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia agosto 14th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: