Origem do Halloween

O Halloween – ou Dia das Bruxas – é uma data comemorativa originária dos Estados Unidos. No país americano, a data é celebrada por crianças e adultos. Apesar de ser legitimamente americana, a cultura Halloween se espalhou pelo mundo, e hoje é celebrada nos quatro cantos do mundo.

Origem do Halloween

A palavra Halloween significa “All Hallow´s Eve” – Véspera de Todos os Santos. Há cerca de 2.500 anos, os celtas comemoravam o final do ano no mesmo dia em que o verão terminava – para eles, no dia 31 de outubro. Havia também uma crença entre os celtas, de que neste dia os espíritos saíam de suas tumbas, e, por isso, as cabanas celtas eram decoradas com enfeites medonhos pendurados, a fim de espantar os tais espíritos. Daí a explicação para os morcegos de cartolina e abóboras com velas dentro, que são itens chave das decorações de festas de Halloween!

Atualmente, o Halloween é comemorado com força nos países anglo saxões, onde adultos se fantasiam e as crianças pedem doces nas portas das casas, sob a citação ”Travessuras ou Gostosuras”. Esta mesma comemoração é feita por algumas crianças e escolas brasileiras, mantendo a força da cultura americana inserida no país.

Leia também:

  1. Origem do Ano Novo – 1 de Janeiro de 2010
  2. Origem dos Jogos Olímpicos
  3. Origem da Copa do Mundo FIFA
  4. Origem do Dia do Estudante
  5. Origem do Dia das Crianças
Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia setembro 27th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: