Os Vândalos

Quem são os vândalos?

VANDALOS

Os V├óndalos eram uma tribo germ├ónica oriental que penetrou no Imp├ęrio Romano durante o s├ęculo V e criou um estado no norte da ├üfrica ocupando a cidade de Cartago, antiga cidade fen├şcia que fora ocupada pelos romanos desde o fim das Guerras P├║nicas. A localiza├ž├úo de Cartago ├ás margens do Mediterr├óneo era estrat├ęgica para os V├óndalos. Ali centralizaram seu Estado, e logo ap├│s se estabelecerem, saquearam Roma no ano de 455, destruindo muitas obras primas de arte que se perderam para sempre.
Etimologia

Supostamente do alem├úo antigo wandeln, “vagar”. Uma das v├írias teorias sobre a origem do nome Andaluzia est├í ligado aos v├óndalos, que ocuparam a regi├úo originalmente Vandalusia e depois Al-Andalus, na Espanha temporariamente antes de migrarem para a ├üfrica.
Hist├│ria
Origens

Os v├óndalos foram identificados com a cultura Przeworsk no s├ęculo III. Controv├ęrsias envolvem as potenciais conex├Áes entre os v├óndalos e outra possivelmente tribo germ├ónica, os Lugii lygier, lugier ou l├şgios. Alguns acad├¬micos acreditam que ou Lugii era um antigo nome dos v├óndalos ou os v├óndalos eram parte da confedera├ž├úo l├şgia.

A similaridade de nomes sugere como terras natais para os v├óndalos na Noruega ,Hallingdal, Su├ęcia ,Vendel e Dinamarca, Vendsyssel. Sup├Áe-se que os v├óndalos cruzaram o B├íltico entrando nos territ├│rios da atual Pol├┤nia em algum momento do s├ęculo II a.C., e se fixaram na Sil├ęsia por volta de 120 a.C.. T├ícito registrou a presen├ža dos v├óndalos entre os rios Oder e V├şstula na Germania no ano de 98, corroborado por historiadores posteriores. De acordo com Jordanes, eles e os r├║gios foram deslocados com a chegada dos godos. Esta tradi├ž├úo apoia a identifica├ž├úo dos v├óndalos com a cultura Przeworsk, e desde ent├úo a cultura Wielbark g├│tica substituiu um bra├žo daquela cultura.

Na Idade M├ędia, havia uma cren├ža popular de que os v├óndalos eram ancestrais dos poloneses. Essa cren├ža teve origem provavelmente devido a dois fatores: o primeiro, por se confundir os v├¬nedos com os v├óndalos, e o segundo, porque tanto v├óndalos como v├¬nedos nos tempos antigos viviam nas ├íreas depois ocupadas pelos poloneses. Em 796, nos Annales Alamanici, pode-se encontrar um resumo dizendo: “Pipinus … perrexit in regionem Wandalorum, et ipsi Wandali venerunt obvium” “Pepino partiu ├á regi├úo dos v├óndalos, e os v├óndalos n├úo se opuseram a ele”. Nos Annales Sangallenses, a mesma incurs├úo ,contudo, datada em 795 ├ę resumida em uma pequena mensagem, “Wandali conquisiti sunt” “Os v├óndalos foram conquistados”. Isto significa que os escritores do in├şcio da Idade M├ędia deram o nome de v├óndalos aos ├ívaros.

Os v├óndalos se subdividiam nos Silingi e nos Hasdingi. Os Silingi viviam na regi├úo conhecida por s├ęculos como Magna Germania, na atual Sil├ęsia. No s├ęculo II, os Hasdingi, liderados pelos reis Raus e Rapt ou Rhaus e Raptus, deslocaram-se para o sul, e atacaram inicialmente os romanos na regi├úo do baixo Dan├║bio, depois entraram num acordo de paz e se estabeleceram a oeste na D├ícia Rom├¬nia e na Hungria romana.

Em 400 ou 401, possivelmente por causa dos ataques dos hunos, os vândalos juntos com seus aliados, os alanos sármatas e os suevos germânicos, iniciaram o deslocamento para oeste sob o comando do rei Godgisel. Alguns dos Silingi se juntaram a eles depois.

Publicado por adm na categoria Cultura no dia janeiro 10th, 2016.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: