Prazos de Compensação Bancária

Muitas são as formas de transações bancárias. É cada vez mais comum as pessoas utilizarem outros serviços, além do depósito em boca de caixa. Com o uso mais frequente da internet para esta finalidade, surjem também muitas dúvidas quanto aos prazos de compensação e confirmações de pagamento. Outro motivo que permite estas dúvidas é a grande diversidade de tipos de transação, que não se resumem mais apenas à depósitos. As transações mais comuns são os TEDs, DOCs e TEFs, transações efetuadas pela web. Os processos podem ser relativos à pequenos valores, como R$20,00,ou mesmo para valores mais altos, como R$10.000,00 por exemplo.

Para sanar as suas dúvidas, separamos aqui os prazos de compensação aplicados aos principais métodos de transferência e pagamento bancários.

Prazos de Compensação Bancária

Depósitos realizados em “Boca de Caixa” – diretamente na agência
Dinheiro: Confirmado logo após envio dos dados do pagamento;
Cheque: Confirmado após compensação do cheque (prazo de até 3 dias úteis)

Depósito realizados em Caixa Eletrônico
Dinheiro: Confirmação do depósito apenas após a agência conferir o valor contido no envelope. Este prazo pode demorar algumas horas, ou até mesmo acontecer somente no dia útil seguinte, de acordo com o horário em que foi depositado;
Cheque: Confirmação após a agência conferir o valor contido no envelope, além do prazo de compensação do cheque (prazo de até 3 dias úteis)

DOC
Confirmado no momento que o valor for creditado na conta do recebedor, sempre no próximo dia útil seguinte a transferência.

Boletos
Confirmado no dia útil seguinte ao pagamento, independente de qual forma foi realizado (pagamento direto no caixa, casas lotéricas, etc)

Vale salientar que estes prazos podem ser aplicados de formas distintas, dependendo da instituição bancária. Além disso, o depositante deve se atentar ao fato de feriados regionais, pois isso implica no prazo das compensações bancárias, na praça da agência recebedora. Em todo caso, seguem-se as regras estipuladas acima!

.

Publicado por Tatiane na categoria Dicas, Dinheiro no dia julho 11th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: