Quando a Criança Começa a Andar

O desenvolvimento dos bebês é um assunto rodeado e muitos mitos, tanto para as mamães, quanto para os papais. Uma das maiores dúvidas é saber ao certo quando a criança começa a andar; ou ainda se ele está dentro do período considerado ”normal” ou não.

Em primeiro lugar, é necessário frisar que não há um período padrão, para que os bebês deem os seus primeiros passos: cada criança possui o seu tempo! Alguns bebês começam a engatinhar, e só depois começam a andar. Ou há aqueles que começam a andar, antes mesmo de engatinhar.

Quando a Criança Começa a Andar

De forma geral, a maioria dos bebês dão os primeiros passinhos entre onze e doze meses, sendo segurado por uma das mãos: nesta idade, a insegurança é muito grande, e o que os pequenos querem mesmo é explorar os pezinhos e os ambientes.

Um mito que é afirmado por algumas pessoas e que é totalmente não verídico, é associar a inteligência do bebê ao período em que ele começou a andar: nada leva a crer que uma criança que começou a andar com onze meses seja mais inteligente do que uma criança que começou a andar com treze meses. Como já dissemos, cada bebê possui o seu tempo.

Uma atividade muito comum, é os pais colocarem os bebês em andadores, a fim de ”acelerar” o processo: não é recomendado. A utilização do andador pode causar danos irreversíveis à coluna do bebê, já que nos andadores os bebês caminham com as pontas dos pés, somente!

Em suma, cada bebê começa a andar em um período: ele deve se sentir seguro para explorar os novos ambientes e o novo mundo. Não de seve apressar estas descobertas! Apenas auxilie, apoiando-o: batendo palminhas e dando risadas, a cada novo passinho!

Leia também:

  1. Quando a Criança Começa a Engatinhar
  2. Quando o Bebê Começa a Falar
Publicado por Tatiane na categoria Dicas, Saúde no dia outubro 13th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: