Quando Começa o Horário de Verão no Brasil

Um dos sinais que indicam a proximidade da estação mais quente do ano, é o início do horário de verão. Criado em 1871 por Benjamin Franklin, o intuito do horário de verão é aumentar o consumo da luz solar, nos dias mais longos do ano, diminuindo assim o consumo de energia elétrica.

No Brasil, o horário de verão foi instituído em 1931 e, em toda edição, representa uma economia de aproximadamente 5% no consumo de energia elétrica. Além do fator econômico, durante o horário de verão é possível aproveitar ainda mais os dias, seja em atividades de lazer até mais tarde, ou aumentar a agenda de compromissos.

Horário de Verão no Brasil

Não são todos os estados e regiões que participam do horário de verão, no Brasil: Centro-Oeste (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) são as regiões que terão o horário alterado.

No Brasil, quando começa o Horário de Verão?

A mudança de horário no Brasil é sempre na madrugada de um sábado para domingo, mas não existe uma data exata.

A horário de verão 2012/2013 já tem data de início de fim: em 21 de outubro, às 0h00, os relógios deverão ser adiantados em 1 hora. Já em 17 de fevereiro de 2013, quando termina o horário de verão, os relógios deverão ser atrasados em 1 hora, também às 0h00!

Publicado por Tatiane na categoria Dicas no dia outubro 18th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: