Resíduos sólidos urbanos

Vulgarmente chamado de lixo urbano, os resíduos sólidos urbanos (RSU´s) são o resultado de atividades doméstica e comercial da civilização. A composição do resíduo sólido urbano pode variar entre as populações, havendo diferenças entre as condições sócio-econômica e das condições e hábitos de vida de cada ser humano.

Existem atualmente muitas cidades que são modelos na coleta de lixo realizando a separação e envio dos resíduos aos seus destinos corretos. Infelizmente não são todas, mas os governantes já estão tomando as providências para que todas passem a adotar a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos.

A proposta aqui é conscientizar a todos que mesmo não havendo a coleta seletiva na sua cidade, você pode fazer a sua parte a partir de casa e agora mesmo, aplicando a coleta seletiva do seu lixo, separando-o entre “seco” e “orgânico“.

Lixo Seco:

– Papel, papelão, plástico, vidro*, metais e roupas;

Lixo Orgânico:

– Restos de comida, da sua preparação e limpeza.

Resíduo contaminado reciclável:

– Óleo de cosinha – Em algumas cidades existem postos de coleta deste óleo que pode ser reciclado;

– Óleo de motor – Os postos de gasolina aceitam o óleo de motor usado;

– Resíduos informáticos – informe-se em sua prefeitura que eles podem orientar onde são os pontos de coleta dos resíduos informáticos.

* ATENÇÃO: ao descartar o vidro no lixo, lembre-se de proteger bem com jornal, fita e identificado para evitar um acidente de trabalho do nosso companheiro lixeiro que em muitas cidades ainda pegam o lixo com as mãos.

Publicado por Alex na categoria Casa, Dicas, Ecologia, Saúde, Serviços no dia novembro 29th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: