Significado dos Nomes

Quando se tem um desejo de ter um filho, a primeira coisa que vêm em mente é: ”Qual será o nome do bebê?”.  Há pais que planejam a escolha do nome dos filhos com  bastante antecedência, antes mesmo da mamãe estar grávida!

A escolha dos nomes dos filhos não é um processo simples, para quem se apega em significados. Cada nome pode trazer um tipo de energia e vibração diferente, que pode estar presente por toda a vida da criança. Abaixo, listamos os 10 nomes brasileiros mais populares, acompanhados de seus respectivos significados e origens.

Significado dos Nomes

Maria – Vem do hebraico Myriam. Há diversas interpretações: “a que deseja uma criança”, soberana, senhora, “gota do mar” ou mesmo rebelião, entre outros. A origem também pode estar relacionada ao egípcio mry, amada.

Ana – Do hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel.

João – Vem do nome hebraico Yohanan e significa “Deus perdoa”, “Deus é misericordioso” ou ainda “Deus é benevolente”. Foi o nome de diversos reis, papas e imperadores ao longo da história.

Matheus – Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, na Bíblia. Vem do hebraico mattatyah (“dom de Deus”).

Pedro – Significa pedra, rocha, originado do latim petrus, derivado do grego pétros. Nome popular em diversos países por causa do apóstolo São Pedro, que originalmente se chamava Simão. Segundo a Bíblia, Jesus teria mudado o nome de seu seguidor porque este seria a “pedra angular” da Igreja.

Gabriel – Originado do  hebraico Gavri’el, “força de Deus” ou “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo, de acordo com a Bíblia.

Luiz – Variação de Luís. Forma latinizada do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos germânicos hlod (glória, fama) e wig (guerreiro). Interpretado, então, como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”.

Gustavo – Significado controverso. Provavelmente vem do nome nórdico Gustav. A origem está no nórdico antigo gund-staf, que pode ser traduzido como “bastão de combate” ou “cetro real”.

Guilherme – Tradução do nome germânico Wilhelm. De wil (vontade) e helm (capacete, proteção), é interpretado como “protetor decidido”.

Júlia – Feminino de Júlio. Originado do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na Mitologia Romana.

Leia também:

  1. Origem do Ano Novo – 1 de Janeiro de 2010
  2. Bebês Significado de Nomes
  3. Feriado 7 de Setembro Significado
  4. Significado da Palavra Reveillon
  5. Significado das Cores
Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia setembro 30th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: