Significado dos Nomes

Quando se tem um desejo de ter um filho, a primeira coisa que vêm em mente é: ”Qual será o nome do bebê?”.  Há pais que planejam a escolha do nome dos filhos com  bastante antecedência, antes mesmo da mamãe estar grávida!

A escolha dos nomes dos filhos não é um processo simples, para quem se apega em significados. Cada nome pode trazer um tipo de energia e vibração diferente, que pode estar presente por toda a vida da criança. Abaixo, listamos os 10 nomes brasileiros mais populares, acompanhados de seus respectivos significados e origens.

Significado dos Nomes

Maria – Vem do hebraico Myriam. Há diversas interpretações: “a que deseja uma criança”, soberana, senhora, “gota do mar” ou mesmo rebelião, entre outros. A origem também pode estar relacionada ao egípcio mry, amada.

Ana – Do hebraico Hannah, o mesmo que “graça”. É citado várias vezes na Bíblia. Entre elas, é o nome da mãe do profeta Samuel.

João – Vem do nome hebraico Yohanan e significa “Deus perdoa”, “Deus é misericordioso” ou ainda “Deus é benevolente”. Foi o nome de diversos reis, papas e imperadores ao longo da história.

Matheus – Nome de um dos doze apóstolos de Jesus, na Bíblia. Vem do hebraico mattatyah (“dom de Deus”).

Pedro – Significa pedra, rocha, originado do latim petrus, derivado do grego pétros. Nome popular em diversos países por causa do apóstolo São Pedro, que originalmente se chamava Simão. Segundo a Bíblia, Jesus teria mudado o nome de seu seguidor porque este seria a “pedra angular” da Igreja.

Gabriel – Originado do  hebraico Gavri’el, “força de Deus” ou “homem de Deus” ou ainda “enviado de Deus”. Gabriel é o anjo que anunciou a Maria que ela seria mãe de Jesus Cristo, de acordo com a Bíblia.

Luiz – Variação de Luís. Forma latinizada do nome germânico Ludwig. É composto pelos elementos germânicos hlod (glória, fama) e wig (guerreiro). Interpretado, então, como “guerreiro famoso, célebre”. Outra hipótese é o germânico Allwisa, isto é, “sábio eminente” ou “muito prudente”.

Gustavo – Significado controverso. Provavelmente vem do nome nórdico Gustav. A origem está no nórdico antigo gund-staf, que pode ser traduzido como “bastão de combate” ou “cetro real”.

Guilherme – Tradução do nome germânico Wilhelm. De wil (vontade) e helm (capacete, proteção), é interpretado como “protetor decidido”.

Júlia – Feminino de Júlio. Originado do latim Julius, nome de uma importante família da Roma Antiga, que dizia ser descendente de Júpiter, deus supremo na Mitologia Romana.

Publicado por Tatiane na categoria Cultura no dia setembro 30th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can leave a response, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: