Sustentabilidade

A sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma condição ou característica de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência em certo nível, por um prazo determinado.

Na atualidade, este termo tornou-se um princípio determinante para a continuação da humanidade, pois define que o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras.

Para o início de qualquer projeto sustentável é necessário levar em conta três (3) questões muito importantes:

Questão Social: na utilização dos recursos naturais é importante respeitar o ser humano, para que este respeite a natureza;

Questão Energética: sem energia a economia não se desenvolve. A economia não se desenvolvendo, as condições de vida das populações se deterioram;e

Questão Ambiental: Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida, a economia não se desenvolve e o futuro fica insustentável.

O princípio de sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até mesmo o Planeta inteiro.

Para que um projeto sustentável seja considerado sustentável, é preciso que seja:

Ecologicamente correto;
Economicamente viável;
Socialmente justo;e
Culturalmente diverso.

A Sustentabilidade não é um assunto que deve ficar apenas nos ambientes administrativos dos governantes e empresários, mas sim ser um tema que esteja presente no dia a dia da humanidade para que a própria população possa opinar sobre as decisões que de alguma forma possam comprometer a existência da raça no futuro.

Publicado por Alex na categoria Ecologia, Economia no dia novembro 29th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: