Vacina Gripe A

A vacina contra a Gripe A, mais conhecida popularmente como H1N1, é a forma mais eficaz de prevenção da doença. Apesar de ser distribuída pelo SUS – Sistema Único de Saúde – a vacina é aplicada apenas em pessoas que compõe o grupo de risco definido pelo governo, sendo eles os bebês de seis meses à dois anos de idade, gestantes e lactantes, pessoas que possuem doenças crônicas e também os idosos com mais de 65 anos.

É importante dizer que qualquer pessoa pode ser imunizada contra a Gripe A, porém, como as doses da vacina são adquiridas em pequenos lotes pelo Governo Federal e Estaduais, as autoridades optaram por imunizar apenas aqueles que estão mais propensos ao contágio.

Além do SUS – Sistema Único de Saúde – a vacina contra a Gripe A pode ser tomada em clínicas particulares, que atendam às exigências da ANVISA, e que possuam lotes da vacina autorizadas, já tendo sido anteriormente fiscalizados pelos órgãos públicos de saúde.

Vale salientar que os planos de saúde não realizam  este procediemento, por tratar-se de  um procedimento particular e de alto custo, já que o número de pacientes requisitantes da vacina é numeroso. Portanto, pessoas que não fazem parte do grupo de risco, mas que desejam receber a dose da vacina contra a Gripe A deverão pagar derca de R$80,00 por cada dose da vacina. O valor pode variar de clínica para clínica e de região para região, mas este é o preço médio divulgado pela ANVISA.

Apesar do governo indicar o grupo de risco que deve ser imunizado, cada município tem a opção de adequar a aplicação da vacina de acordo com o quadro de contágio da sua cidade. Caso seja notado, através de pesquisas, que pessoas fora do grupo de risco inicialmente indicado possam estar contagiando o vírus, novas faixas etárias devem ser inseridas neste grupo.

Publicado por Tatiane na categoria Saúde no dia julho 4th, 2012.

Clique aqui para Comentar! »


You can comente, or trackback from your own site.

Deixe seu comentario: